Rat Fink - Kustom Kulture


Rat Fink é um dos vários hot-rod personagens criados por um dos criadores da Kustom Kulture, Ed "Big Daddy" Roth. Roth concebido Rat Fink como uma resposta anti-herói de Mickey Mouse. Depois ele colocou Rat Fink em uma camisa monstro airbrushed, o personagem logo passou a simbolizar a cena toda Kulture Hot Rod / Kustom dos anos 1950 e 1960.


Roth começou a aerografia e venda "Weirdo" t-shirt em Feiras de automóveis e nas páginas de publicações como o Hot Rod Craft Car no final dos anos 1950. 1959 pela edição de agosto de Craft Car "camisas Weirdo" tinha se tornado uma mania completo com Ed Roth na vanguarda do movimento.

Rat Fink foi anunciado pela primeira vez na edição de julho de 1963 da Craft Car. O anúncio chamou-lhe "A raiva na Califórnia". Também em 1963, a Empresa Modelo Revell lançou um kit de plástico modelo do personagem. A execução inicial do kit foi 1963-1965, mas o Rat Fink kit junto com outras criações de Roth foram re-emitidos pela Revell ao longo dos anos. Rat Fink continua a ser um item popular a este dia em Hot Rod e círculos Cultura Kustom na forma de camisetas, chaveiros, carteiras, brinquedos, decalques, etc

Rat Fink é verde, de aparência depravada com abaulamento, olhos vermelhos, uma boca oversize com amarelados, dentes estreitos, e uma camiseta vermelha com amarelo "RF" sobre ele.
Outros artistas associados com Roth também fez o personagem, incluindo Rat Fink artista Comix RK Sloane e Steve Fiorilla, que ilustrou catálogos de Roth. Rat Fink e Roth são destaque em documentário Tales Ron Mann, filme do Rat Fink (2006) Catsoulis Jeannette revista The New York Times.

Ogling barbatanas e babando em cima pára-lamas, o filme traça a história colorida do hot rod da máquina de velocidade para bebê ímã e, finalmente, peça de museu e item de colecionador. Ao longo do caminho aprendemos de idéia lucrativa Mr. Roth para pintar monstros horríveis - incluindo o Rat Fink do título - sobre as crianças do T-shirts, uma tendência da alfaiataria que, na década de 1960, tinha a vantagem de começar seus usuários banidos da escola , dando-lhes mais tempo para brincar com kits Mr. Roth modelo de carro. Aposto Donald Trump deseja que ele tinha pensado que um.
Mais instrutivo sobre as obsessões de adolescentes do que o fascínio de aço e roda, "Tales of the Rat Fink" pontua animação Michael Roberts globo ocular-searing com uma seleção aleatória de noticiários antigos, fotografias e anúncios de automóveis. Emprestando suas vozes para os próprios carros - um truque Mr. Roth, que morreu em 2001, pode ter encontrado um pouco cutesy - é um bando adequadamente eclética de celebridades, incluindo Tom Wolfe (que comemorou o Sr. Roth em "The Tangerine Kandy-Kolored Flake Streamline-baby ") e Ann-Margret, enquanto que um estranhamente apático John Goodman serve como a voz do Sr. Roth. "Os carros devem ter personalidade", ele nos diz, num tom que sugere que ele está lutando para encontrar o seu próprio. Dependendo de sua idade, sexo e inclinações mecânico, "Tales of the Rat Fink" irá convencê-lo que o Sr. Roth devem ter sido canonizado ou sufocada ao nascer.
A Rat Fink revival no final de 1980 e 1990 em torno da costa oeste movimentos grunge / punk rock. O termo foi originalmente fink gíria do submundo de um informante, comparável a "fezes de pombo", e ratfink é uma versão intensificada de "fink". Até o momento Roth usou este nome para um personagem, o termo começou a passar para um uso mais geral. Também é pensado para ter sido uma forma toned-down de "ratfucking", uma gíria para jogar truques sujos.